quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pratique o Upcycling na decoração



Lembra daqueles objetos que você está guardando há algum tempo, não quer se desfazer, mas não sabe como aproveita-los? Eles podem renovar a sua decoração com upcycling, sem precisar reciclar! Pra quem não sabe, upcycling é a prática de dar novas funções para objetos já não utilizados, mas sem alterar sua composição. 


A cabeceira da cama foi feita com madeiras antigas. Para personalizar, foi escrito Love com tinta em spray.


A diferença com a reciclagem é que o material da peça antiga não é recuperado para se tornar matéria-prima para um novo objeto. Portanto, não há processo químico ou gasto de energia. No upcycling, os objetos são reutilizados na sua forma original, mas com outra finalidade. Por isso, essa prática é mais "limpa", e diminui o gasto de matéria-prima e os resíduos, pois não é produzido um novo objeto.

Muito difundida entre ambientalistas, a tendência é totalmente sustentável, e agora está se tornando algo comum na vida das pessoas, tanto na moda, quanto na decoração e no design.  

Você pode utilizar latas de alumínio, garrafas, caixotes de madeira, jornal, e muito mais. É só verificar as coisas que você tem guardadas e observar o lixo gerado na sua casa, para ver o que pode ter outras utilidades. Uma ideia é pegar as latas vazias e pintar ou encapar com papel ou tecido para se tornarem vasos de flores, ou utilizar garrafas como luminárias e caixotes como móveis.


No quarto do bebê foram utilizados caixotes de madeira para o armário e para o organizador de brinquedos.



Os potes de maionese e azeitona ganharam a função de vasos e guardadores de talheres.



Os raladores de alumínio foram utilizados como luminárias, com a colocação de uma vela na parte de dentro do objeto.



As latas de tinta e de leite em pó serviram como uma estante decorativa, onde podem ser colocados pequenos objetos.



Os antigos mapas foram recortados e transformados em flores de papel para decoração.



O ralador foi fixado de cabeça para baixo na parede e, nele, foi colocado um papel no fundo, para abrigar lápis de cor.


Algumas pessoas vão mais longe e utilizam vassouras de garrafa pet, e sapateiras e organizadores feitos com tubos de PVC. Mas aí é você quem manda. Com um pouquinho de criatividade, sua casa vai ganhar uma cara totalmente diferente, e o melhor: sem degradar o meio ambiente.


Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário