quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Que tal ter uma parede de camurça? Aprenda a aplicar esse efeito na sua casa


Não há nada melhor do que mudar a decoração da casa sem precisar gastar muito tempo, nem se esforçar demais, né? Uma ótima forma de fazer uma mudança rápida, que deixe o ambiente totalmente transformado, é aplicar uma textura diferente nas paredes. Por isso, a gente vai te ensinar como deixar a sua parede com efeito de camurça, bem bonita e aveludada. E o melhor: para aplicar, não é necessário que a parede esteja branca, ela precisa apenas estar toda lisinha.


Primeiramente, você precisa escolher as cores que vai utilizar para criar o efeito camurça. Como são necessárias duas tonalidades, é bom escolher a segunda cor dois tons acima da usada na base, para dar um contraste maior. Para você ter uma noção de quanto vai gastar, cada galão de tinta de ¼ cobre até 15 m² da parede.

O que você vai precisar:

1 bandeja para pintura;
1 rolo de espuma (tamanho: 23 cm);
1 pano de algodão;
1 tinta acrílica com microesferas tipo camurça na cor Lenha (base);
1 tinta acrílica com microesferas tipo camurça na cor Chocolate ao Leite (acabamento).


Como fazer:

O primeiro passo é preparar a tinta na cor Lenha (nunca se deve começar aplicando a tinta com a tonalidade mais escura), diluindo em 15%, para pintar a base. Quando for dar a primeira demão, passe a tinta em faixas de 50 a 70 cm de largura, com o rolo na vertical, e sempre de cima para baixo. Depois, deixe secar por 4 a 6 horas.

Quando estiver seca, dilua a tinta Chocolate ao Leite em 20% e aplique a segunda demão. Sempre é bom trabalhar com algum amigo ou familiar, pois a tinta seca em 5 minutos, então, é preciso que mais pessoas ajudem a aplicá-la. Quando terminar, passe um pano seco para retirar o excesso de tinta.

E, por fim, molhe um pano com água e pressione-o contra a tinta ainda úmida fazendo movimentos aleatórios. Isso vai criar o efeito camurça. E lembre-se: quanto mais manchada a parede ficar, melhor.


Prontinho! Gostou da dica? Você aplicaria esse efeito nas paredes da sua casa?


Imagens: 1 e 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário