segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Colorindo espaços pequenos

Em espaços pequenos, a decoração e a pintura possuem grande influência na percepção do ambiente, já que algumas cores podem deixar o espaço maior ou menor, ao menos na aparência. Cada cor tem a sua qualidade que deve ser aproveitada, especialmente quando você tenta criar uma atmosfera agradável.

Sempre existe o risco de diminuir um cômodo já pequeno. Não se esqueça que algumas regras devem ser consideradas antes de sair combinando as cores.

Cores escuras para baixo
Ao utilizar uma paleta de cores, opte por pintar as partes mais baixas do cômodo com a cor mais escura, e as áreas mais altas com as cores mais claras. O esquema das cores termina sempre com o teto branco (ou um tom mais claro que todos os outros usados). Essa regra também é válida para cômodos acarpetados ou com piso de madeira. Lembre-se: cômodo com paredes mais escuras que o piso deixa a sensação de caixa sem fundo. 





Aposte nas cores “luminosas”
Espaços escuros parecem menores do que realmente são. Cores que conseguem iluminar um ambiente são ótimas para aqueles cômodos que tendem a ser pequenos, como banheiros, alguns quartos, escritório ou área de serviço. Se sua intenção é usar mais de uma cor, use a mais escura na parte inferior do ambiente e certifique-se que ela não seja a cor predominante.





Não complique
É a regra geral: simplifique. Em um espaço pequeno, não complique a decoração. Opte por cores pastel para paredes, carpetes/pisos e teto. Uma cor para as paredes e uma mais clara para o teto é o suficiente. Papéis de paredes e tapetes com estampas grandes e gritantes devem ser evitados.




Essas dicas irão evitar chamar a atenção para a pequena dimensão do seu interior e deixaram a casa aparentemente maior.

Fonte: Do it yourself

Imagens: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário