sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Valorize seu imóvel


A avaliação de um imóvel geralmente é pré-determinada por critérios como localidade e ano de construção. No entanto, é possível agregar valor com pequenas reformas e mudanças bem baratas. Uma decoração diferente pode deixar seu apartamento mais amplo e maior, ao menos na aparência. Mas fique ligado: corretores e arquitetos afirmam que o valor investido não irá retornar como valorização, ou seja, investir R$ 50 mil em reformas não significa que essa será a valorização na hora da venda.



O primeiro passo é fazer uma limpeza geral no imóvel. Retire manchas, conserte pisos quebrados e vazamentos, troque pisos de carpete para cerâmica, limpe e pinte as paredes, passe ao menos uma mão de tinta para cobrir qualquer imperfeição que o tempo tenha deixado na pintura. Isso também vale para a limpeza de pias, luminárias, janelas, portas e enceramento dos pisos. Conserte torneiras e chuveiros que pingam, portas que não fecham corretamente, maçanetas quebradas e tábuas soltas, confira se espelhos apresentam manchas de ferrugem, se as luzes estão queimadas e se as portas fazem barulho. Estes consertos custam pouco e, se deixados de lado, passam uma impressão negativa do imóvel ao comprador. Bagunça também não ajuda em nada. Cuide para que a residência fique mais apresentável e organizada. Empacote objetos que serão transportados, ordene os itens expostos nas prateleiras, dobre lençóis e toalhas. Estes são detalhes que podem contribuir.

Tenha bastante atenção com essas reformas e consertos, mas evite reformas como construir piscinas, churrasqueiras, colocação de pisos de granito e fazer uma nova jardinagem caso não seja para usufruto próprio. Essas mudanças podem não atrair futuros compradores e representar dor de cabeça e gastos desnecessários.

Agora, caso já tenha deixado passar isso tudo e o comprador interessado lhe pedir a reforma, o mais recomendado é que você o faça. Algumas pessoas preferem comprar um imóvel pronto. Se você está vendendo um imóvel e o chão da cozinha precisa ser trocado, vale mais a pena você arcar com os custos do que oferecer ao comprador um desconto no preço de venda. Em geral o custo da reforma é consideravelmente menor que o desconto, o número de pessoas interessadas aumenta e você faz menos concessões em relação ao preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário