quarta-feira, 11 de maio de 2011

VERDE QUE TE QUERO VER-TE!

Quem não gosta de verde? A cor pode não ser a favorita no guarda roupa ou em alguns objetos, mas representa a nossa vida e a do planeta em que moramos. Não é a toa que o verde representa esperança. Numa mata, numa árvore, ou na forma de um vaso, jardim ou pomar, o verde nos traz sensação de tranqüilidade e proximidade com a natureza.
Se você ama flores, plantas e queria ter uma casa com um quintal enorme para cultivar mil e uma espécies, mas mora em um pequeno apartamento, não fique triste, o verde pode invadir seu lar. Os jardins verticais chegaram com tudo às casas e apartamentos mais compactos trazendo charme a ambientes inesperados. As possibilidades na criatividade dos paisagistas são inúmeras. Mas se a grana está curta, acompanhe algumas dicas para trazer o verde até você.





Lugar adequado
O primeiro passo para fazer seu jardim vertical é escolher aonde ele vai ficar. É preciso uma parede bem iluminada ou uma janela onde bata, no mínimo, cinco horas diárias de sol.



 Toque pessoal
Lugar escolhido, é hora de deixar a criatividade aflorar. Seu toque pessoal vai ficar na escolha dos vasos e da disposição deles pela parede. Uma boa alternativa é uma grade feita por um serralheiro. Com a ajuda de um ganho, você pode pendurar vários vasinhos da maneira que você quiser. Vasos de plástico costumam ser mais leves.



Plantio e cuidados
O passo seguinte é plantar. Compre uma terra em uma chácara e misture com o adubo, pode ser o bokachi (um tipo de mistura orgânica) ou húmus de minhoca. Na base do vaso, coloque bolas de argila expandida. A rega deve ser diária, salvo algumas flores que não gostam de tanta água. Em dias quentes de verão é aconselhável regar duas vezes, uma vez na parte da manhã e outra na parte da tarde.



Um mix de perfumes
Nada mais gostoso que um molho de tomate temperado com manjericão fresquinho. Uma horta vertical de ervas e pequenas folhagens é ótima opção que agrega beleza, saúde e bem estar. Simpática, além de saudável, por conter alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos, ela perfuma a casa com o mix de aromas desses temperos. Com um pouco de jeito, uma estrutura aramada e alguns vasinhos, você mesmo pode montar sem a ajuda de um paisagista.



Escolha das ervas
O segundo passo é escolher o que plantar. Existe uma variedade grande de ervas e temperos fáceis de cultivar, entre eles, a hortelã, tomilho, alecrim, salsa, cebolinha, manjericão, sálvia, alho poró e pimenta. Algumas podem até dividir o mesmo vaso, se ele for grande, como o manjericão e o alecrim e a salsa e a cebolinha. Mas deixe a hortelã sozinha, ela é uma planta invasora. Já o coentro tende a ter muitos bichos, por isso é melhor ficar sozinho.



Adubando, dá!
Para manter sua horta vertical sempre verdinha, uma vez por mês adube a terra. Em um vaso de 60 cm, uma colher de sopa de adubo, se for maior, até duas. Um problema recorrente em hortas é a presença dos indesejáveis bichinhos. Para se ver livre deles use óleo de neem. Um inseticida biológico, com extrato da planta neem. Depois de aplicar, após 20 dias já se pode colher.

 Venha até a Leonardo Rizzo e conheça nossos imóveis. Casa ou apartamento, um deles vai conquistar você e oferecer mil possibilidades à sua criatividade.


Dicas http://www.bolsademulher.com/ ; Fotos http://www.casa.com.br/ e Blog Cheiro de Mato

Nenhum comentário:

Postar um comentário