terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Faxina nos Ânimos

Não há ninguém no mundo todo que não faça promessas de final de ano e que não tenha pelo menos uma ‘simpatiazinha’ para a virada. Uma dessas simpatias é a organização da casa. Dizem que passar a data rodeado de bagunça trará pode acarretar energia negativa para o seu lar.

Sei que é difícil para nós mantermos uma casa organizada durante o ano todo, já que não estamos acostumados com essa faxina diária que tínhamos home sweet home de mamãe. É prova de faculdade para fazer, planejamento no trabalho para terminar, festas de amigos para ir e descansar tranquilamente em frente a TV no final de semana. E a faxina? Ah, deixa pra outro dia!

E se não temos tempo (ânimo!) durante o ano, essa é a época ideal para organizar caixas, armários, geladeiras, roupas velhas... Assim que entra dezembro, entramos também nesse clima de promessas, de limpeza, de começar diferente.

Damos agora, algumas dicas que facilitarão sua luta diária pela manutenção da ordem, melhorando o astral do seu apê, sem gastar nada, e, de quebra, ajudando a quem precisa:


·         Jogue fora, venda ou doe objetos que não têm mais nenhuma razão para permanecer na sua casa e em sua vida.
·         Remova a estagnação de energia eliminando os excessos. Guarde apenas o que você usa e aprecia realmente.
·         Retire tudo aquilo que não usa há mais de um ano de seus armários – roupas, acessórios, sapatos e até peças íntimas – e doe para alguma instituição de caridade. Desse modo, além de criar mais espaço, você também renovará as energias e fará uma boa ação.
·         Para que conservar (ou pior, usar) louças lascadas, panelas sem cabo, vasilhas de plástico sem tampa e afins? Doe tudo isso.
·         Aliás, jogue fora a mania (lastimável!) de usar louça e copos velhos e lascados no dia a dia e retirar do armário as peças especiais de porcelana ou prata somente quando recebe visitas. Sua família – ou você mesmo (a), se morar só – é o seu bem mais precioso e merece o melhor. Lembre-se: todos os dias são especiais, tudo depende de como os encaramos.
·         Sabe aquele eletrodoméstico que você deixou no armário há tempos para mandar consertar e nunca tomou uma atitude? Doe também para uma instituição de caridade. Esses locais sempre contam com um setor de manutenção, onde poderão consertar e vender. O valor apurado costuma ser revertido para a instituição.
·         Espante o mau humor e organize todos os armários da casa, jogando fora o que não presta mais – inclusive documentos antigos e canhotos de cheque que não servem para mais nada. A bagunça produz alguns efeitos na nossa vida: traz sentimentos de desorganização, irritação, tensão e até mesmo depressão. Em contrapartida, a organização nos traz maior domínio sobre a vida, mais leveza e melhora os relacionamentos.
·         Livre-se daquele cheiro de “guardado”. Lave edredons, cobertores e blusas de lã e guarde-os em embalagens a vácuo. A embalagem a vácuo faz com que suas roupas permaneçam cheirosas, sem mofo ou odores desagradáveis, até a próxima vez de usar.
·         Limpe e organize a sua despensa e geladeira, você vai se surpreender com a quantidade de produtos fora da validade.
·         Troque as fotos dos porta-retratos. Vai ser um momento prazeroso olhar álbuns de fotografia para escolher as novas imagens. Se tiver crianças, chame-as para ajudar – elas vão adorar!
·         Ajude uma biblioteca. Quem não tem livros guardando poeira dentro de armários e em estantes? Sejam clássicos, contemporâneos ou técnicos, há sempre espaço para mais livros em bibliotecas públicas, desde universidades e escolas, até em terminais de ônibus. Você ganha espaço e um obrigada.  
·         Seja verde. Aproveite que os produtos ecológicos e orgânicos de higiene e limpeza estão aparecendo no mercado e livre-se dos produtos químicos que intoxicam seu lar e seu corpo. Assim tudo fica limpo de verdade.
·         Recicle a energia e os materiais. Papéis guardados não acumulam só sujeira, mas também criam um ponto de estagnação de energia na casa. Organize-os em pastas ou sacos plásticos e elimine o que não tem mais serventia, para serem reciclados por entidades apropriadas.


Mas, se nem a faxina de final de ano melhorar a energia do seu apê, acho que está na hora de procurar um novo ligando na Leonardo Rizzo e vendo as propostas incríveis que a empresa tem para oferecer.




*Dicas retiradas de www. estilo.uol.com.br/comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário