segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pra deixar legal

Para quem comprou ou vai comprar um apartamento e que dar uma cara legal pra ele, vão aí algumas dicas da design de interiores Michelle Nogueira. Segundo ela, é possível criar um ambiente bacana, sem gastar uma fortuna. Leia antes de jogar fora aquela mesa que foi da sua avó, tá? E se o apê ainda não saiu do projeto, é bom ligar na Leonardo Rizzo e ver o quanto fácil ter um imóvel só seu, com personalidade, serviços e uma divisão muito maneira de espaços.


Como fazer para decorar sua casa com mais personalidade? Que tipo de elementos pode-se incluir na decoração para deixá-la a sua cara?

Pensar em uma fonte de inspiração é um bom começo. Algo com que a pessoa se identifique. Um objeto de estimação, um móvel de valor simbólico, lembranças de viagens ou elementos artísticos, como pinturas, gravuras e esculturas. É bom lembrar que o bom gosto e o bom senso são fundamentais no ato de decorar, principalmente quando queremos dar muita personalidade ao ambiente. Atualmente, temos alguns recursos para customizar as paredes, fazendo com que os ambientes se tornem cada vez mais personalizados. Entre eles estão as faixas e curvas com a própria tinta, que dão cor e vida ao ambiente, e os adesivos, que cada vez mais ganham espaço no mundo da decoração.

Os adesivos conferem muita modernidade, não é verdade?

Os adesivos de parede além de decorar os ambientes animam qualquer local em que são instalados. Eles dão graça a quartos infantis, modernidade a salas de estar e descontração para cozinhas, além de estarem disponíveis em vários temas, tamanhos e cores. É uma forma relativamente barata de tornar sua casa mais atrativa, sendo que pode ser encontrados no mercado com valores de R$50 a R$500. A sua aplicação pode ser feita em qualquer superfície lisa e limpa, como paredes, portas, espelhos, vidros, portas de geladeira, etc.

Dinheiro é tudo na hora de decorar ou existem alternativas bacanas para deixar sua casa ou apartamento bem arrumado sem gastar uma fortuna?

Existem sim alternativas bem legais para gastar menos e deixar sua casa uma graça! Uma dica é reaproveitar um móvel em outra função. Armários antigos viram cristaleiras restauradas, com nova cara, mas contando uma história. Móveis antigos restaurados aliados a móveis contemporâneos também podem dar um charme todo especial na Decoração do seu ambiente. Então não abandone aqueles móveis que parecem ser não aproveitáveis antes de consultar um profissional, pois ele pode ser muito útil. Mas, existem móveis, nos quais vale à pena investir mais dinheiro como o sofá, cama e armários, pois são móveis de uso mais intenso. Para mudar a cara do sofá, por exemplo, podemos usar as capas em linho, sarja ou até mesmo no brim e almofadas listradas ou estampadas. Assim, conseguiremos um efeito muito bonito, que sugere mudança e novidade.


Que objetos ou cores poderíamos usar para deixar um ambiente mais jovem e bacana?

Além dos elementos já citados, como Adesivos, faixas horizontais e verticais pintadas nas paredes, móveis restaurados, que reforçam a ideia de que o retrô e os brechós estão em alta, e as capas para sofás, podemos apostar em tapetes e cortinas coloridos para renovar os ambientes. Quanto às cores, a idéia é usá-las para dar vida, mas sem abandonar a idéia da personalização. Existem clientes que não gostam de cores muito chamativas. Sendo assim, precisamos contar também com as cores mais neutras como os pastéis, camurças, chocolates e cinzas, que uma vez combinados a um layout moderno, deixam os ambientes jovens, mas também elegantes. Já aqueles que gostam de cores mais vivas, sejam elas quentes ou frias, contam com uma imensa cartela de cores disponível. Alguns critérios podem interferir nesta escolha como o tamanho do espaço e o mobiliário disponível. Pensa-se, por exemplo, em amarelo para ambientes pouco iluminados. Esta escolha pode variar até mesmo com a afinidade do cliente por uma ou outra cor.

Como misturar cores sem carregar o ambiente?

Se você tentar usar cores neutras no mobiliário, enfim na parte estrutural do ambiente, vai poder brincar com as cores nas paredes, almofadas, cortina, tapete e objetos decorativos. Mas, claro, que dentro de um bom senso. Toda essa brincadeira precisa ter uma disciplina! Precisa-se escolher uma seqüência na cartela de cores e procurar seguir. Vez ou outra você pode se aventurar a arriscar uma brincadeira mais ousada, neste momento é bom ter ajuda de um profissional. Algumas lojas fazem demonstração de móveis e objetos decorativos para te ajudar nesta brincadeira.


Normalmente, as lojas de decoração são voltadas para um público mais maduro. Como e onde garimpar coisas originais para deixar o apê mais legal?

Embora o retrô esteja mesmo na moda, não é um costume do brasileiro visitar feiras e mercados ou garimpar móveis usados como nos EUA e Europa. Além destas feiras, o costume da Garage Sale não pegou no Brasil, onde poderíamos conseguir peças com características e design próprios de sua época e, em sua maioria, itens exclusivos, o que deixaria uma decoração fantástica e mais barata. Sendo assim, eu ainda indico garimpar em casa, na casa dos pais, avós, tios, pois sempre há algo valioso para ser restaurado ou para mudar de ambiente e função, dando a este móvel uma nova cara. Para quem viaja muito, a dica é visitar feiras em outras cidades, comprar alguma gravura representativa, uma escultura interessante e construir sua decoração por meio de sua história de vida. Feito isso, pode-se procurar lojas como Tok Stok, Leroy Merlin, lojas mais despojadas, onde se encontra muito do que foi falado aqui para você compor seu ambiente com um custo mais baixo.

Bagunça em apartamentos pequenos aparece muito mais. Como criar um ambiente descolado e ao mesmo tempo manter tudo em ordem?

Quanto mais armários melhor. Bons projetos aproveitam da melhor forma possível os espaços com muitas gavetas, prateleiras e portas de correr espelhadas para dar amplitude ao espaço simultaneamente. Aquele velho baú na cabeceira da cama ganha nova cara e continua funcional, assim como as laterais da cama são fundamentais. Outra dica é móvel com rodízio com dupla função. Um exemplo é um aparador que se encaixa a mesa para aumentá-la. Outro são puffs que se encaixam embaixo desses aparadores para deixar a sala mais organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário